quarta-feira, janeiro 19, 2005

Noite Transfigurada - Parabéns, Eugénio

Nocturno com Gatos lembrou-nos ontem do 82º aniversário de Eugénio de Andrade, bem como do silêncio que envolve os poetas e criadores, nestas datas pessoais ou de efemérides marcantes da sua obra. Se compararmos com a contaminação verborreica que move imprensa e instituições em torno da mesquinhez da política medíocre, o assombro é evidente. Deixemo-nos envolver então pelas palavras de Eugénio...



NOITE TRANSFIGURADA


Criança adormecida, ó minha noite,
noite perfeita e embalada
folha a folha,
noite transfigurada,
ó noite mais pequena do que as fontes,
pura alucinação da madrugada
- chegaste,
nem eu sei de que horizontes.

Hoje vens ao meu encontro
nimbada de astros,
alta e despida
de soluços e lágrimas e gritos
- ó minha noite, namorada
de vagabundos e aflitos.

Chegaste, noite minha,
de pálpebras descidas;
leve no ar que respiramos
nítida no ângulo das esquinas
- ó noite mais pequena do que a morte:
nas mãos abertas onde me fechaste
ponho os meus versos e a própria sorte.

(in As Mãos e os Frutos, 1948)


(a quem o título do poema remeter incondicionalmente para a obra homónima de Schoenberg, sugiro a versão de sexteto, mais soturna e cristalina, simultaneamente, que a avassaladora versão para orquestra de cordas)

5 comentários:

Anónimo disse...

Regressando eu a este teu espaço, não poderia deixar de registar o quanto de positivo foi a edição deste post: pelo poeta, em particular e pela cultura portuguesa, em geral. Quanto à introdução que fazes: não posso estar mais de acordo. O que actualmente predomina em termos de destaques enjoa, causa nauseas, é um apelo quase constante à mediania (para não dizer mediocridade). Que haja quem ousa ou insiste em continuar a fazer diferente. E tu, Jorge, tu fazes diferente. A prova está aqui.

Beijoka :)

Sandra
(http://www.void.weblog.com.pt)

hfm disse...

Poeta e músico simbiose perfeita!

soledade disse...

Jorge, obrigada pela referência ao NOcturno. E parabéns pela introdução, pela escolha do poema e associação à peça musical. Releio, emocionada (e escuto):

"Chegaste, noite minha/ (...)/ó noite mais pequena do que a morte"

Um beijo

Anónimo disse...

Sabes bem que a manipulação do ser humano é só possível através da estupidificação mental e dormência espiritual. E o "ópio" é tão barato!!!
Gi

Anónimo disse...

Deveria ter dito: e o "ópio" é legalizado. :)