sexta-feira, outubro 06, 2006

#8

por exemplo, quando o limite é ignorado intencionalmente, e deixa de fazer sentido chamar limite à sua ausência. por exemplo, uma queda sem ponto final deixa de ser queda e é condição, natureza, desígnio, esboço de eternidade.
por exemplo, a ignorância como esboço de sabedoria ou como sabedoria plena, o desejo como esboço completo da apatia, de indiferença. por exemplo, quando um orgasmo é um livro de apontamentos sobre o vazio, quando a alucinação é um rascunho vivo da monótona lucidez indesejada, ou quando, por exemplo, um homem é o esquema formal e insípido de um sonho.
por exemplo, um mistério, uma pergunta, uma inquietude, talvez um desejo à procura da hora incerta do reconhecimento do seu objecto, talvez uma pobreza maior que a mais temida das mediocridades, talvez, por exemplo, uma mentira auto-imposta por respeito ao rigor e à dignidade do não-saber.

ix.14.MMVI

3 comentários:

Anónimo disse...

É simplesmente fascinante a forma como defines as situações, os momentos, os objectos, o próprio significado das palavras...

Fascinante e até, talvez, um pouco "assustador" porque fá-lo com uma sabedoria e rigor de vocabulário únicos, que traduzem perfeitamente tudo sobre o que escreves, que nos dão a ideia exacta de como as coisas são e funcionam - "uma queda sem ponto final deixa de ser queda e é condição, natureza, desígnio, esboço de eternidade." ...

por exemplo, um poeta que cresce a cada nova ideia que esboça, e que fica "mais grande" a cada pequena descoberta que faz, um ser repleto de imaginação e frescura de alma. por exemplo, alguém que melhora e se reinventa a cada dia que finda no horizonte, mas que anseia desesperadamente pela madrugada seguinte para continuar a sua incessante busca.
por exemplo, tu...

Obrigada.
Beijo (sem ponto final ... )

isabel mendes ferreira disse...

___________
a inteligência ao serviço de um discurso sensível e clarificador...

imaginoso Tu.


Beijo.

Rita disse...

por exemplo, J., nunca me cansar de te ler, de te pensar, de te sentir. :)

Beijo.